16 de abril de 2024 / 2 min

A pessoa por trás do estereótipo

Todo preconceito traz consigo diversos estereótipos, e isso não é diferente com a pobrefobia.
Luiza Giffoni
Artigos
WhatsApp Image 2024 04 16 at 18.13.20
Estereótipo Estigmatização Preconceito

Todo preconceito traz consigo diversos estereótipos, e isso não é diferente com a pobrefobia. Em uma sociedade que funciona a partir do consumo, na qual o status é determinado pelas posses e aparências, aqueles que não podem consumir são automaticamente jogados de lado. 

Na pesquisa feita pelo Observatório da Pobrefobia em 2022 com diversos moradores de rua da cidade de São Paulo, foi trazida a enorme dificuldade em frequentar restaurantes, padarias, lojas e outros estabelecimentos devido ao preconceito que essas pessoas sofrem. Ouvindo diariamente que são sujas, perigosas, preguiçosas e viciadas, a população de rua é cada vez mais excluída e impossibilitada de participar de qualquer tipo de interação. 

WhatsApp Image 2024 04 16 at 17.56.53
Pesquisa Aporofobia, Observatório da Pobrefobia, 2022

Existem inúmeros motivos que levam uma pessoa a viver na rua, e reduzir milhões de vidas e desafios a um julgamento de falta de esforço e presença de vícios não é apenas injusto, mas também uma análise extremamente superficial. A vida nas ruas é dura, além da fome, do frio e da falta de direitos humanos básicos para a sobrevivência, a solidão é esmagadora; então muitos se voltam para entorpecentes como uma forma de anestesiar essa realidade. No entanto, ao passar apenas um dia convivendo e conversando com essas pessoas, fica evidente a pluralidade de histórias que se pode encontrar.

Na rua já ouvi histórias de idosos, que não tendo família para ampará-los e sem ter como trabalhar, passaram a viver na miséria. Conheci crianças com olhos cheios de esperança e de sonhos, e crianças cuja juventude foi arrancada cedo demais. Conheci homens e mulheres que perderam tudo por causa de drogas, e homens e mulheres que nunca tiveram nada para perder. 

Não posso dizer que todos os moradores de rua são boas pessoas, assim como não afirmo que todos são ruins, porque não são anjos nem demônios, são apenas pessoas. Pessoas que trabalham, lutam e sobrevivem todos os dias.

Leia também

Pobres se expressando? Chama a polícia!

Luiz Ricas Recentemente a prefeitura de Diadema anunciou a compra de drones militares para atacar gás lacrimogêneo especificamente em fluxos (em SP em locais onde não tem bailes, geralmente em que jovens se encontram ao som de carros tocando funk). Ano passado tivemos mais uma lei criminalizando uma manifestação cultural popular por essas bandas, no caso em específico, em Campinas a Câmara local está discutindo uma lei que proíbe funk nas escolas, lei essa que é a enésima tentativa de criminalizar o gênero e mantém uma larga tradição das classes dominantes manter o controle dos corpos, sexualidade e mentes dos povos através do Estado.

Artigos Reportagens

As policias, o ódio ao pobre e a ditadura que não passou para muitas pessoas

Paulo Escobar Um jovem de 15 anos é agredido na estação do metrô Belém na zona leste de São Paulo, o crime pedir dinheiro para um lanche para as pessoas que passavam pela estação, os violadores do seu corpo são os policiais do metrô, aqueles que dizem serem seguranças, mas que possuem as mesmas ações e preconceitos […]

Artigos

Na cidade mais rica da América Latina há famílias inteiras morando nas ruas.

Karen Garcia “A gente não quer só comida A gente quer comida, diversão e arte A gente não quer só comida A gente quer saída para qualquer parte A gente não quer só comida A gente quer bebida, diversão, balé A gente não quer só comida A gente quer a vida como a vida quer…” - Comida, Titãs.

Artigos Denúncias Reportagens

Cartão Vermelho para os Pobres

Luiz Ricas Era um sábado à tarde do dia 15 de abril de 1989, uma tragédia mundialmente conhecida em que quase 100 pessoas saíram pra ver um jogo de futebol entre Liverpool e Nottingham Forest e nunca voltaram para casa. A tragédia de Hillsborough não foi um caso isolado de um acidente por irresponsabilidade da organização e […]

Artigos Reportagens